ADVFN Logo ADVFN

We could not find any results for:
Make sure your spelling is correct or try broadening your search.

Trending Now

Toplists

It looks like you aren't logged in.
Click the button below to log in and view your recent history.

Hot Features

Registration Strip Icon for alerts Register for real-time alerts, custom portfolio, and market movers

CSAN3 Cosan SA

13.93
-0.14 (-1.00%)
Last Updated: 16:17:18
Delayed by 15 minutes
Share Name Share Symbol Market Type
Cosan SA BOV:CSAN3 Bovespa Common Stock
  Price Change % Change Share Price Bid Price Offer Price High Price Low Price Open Price Shares Traded Last Trade
  -0.14 -1.00% 13.93 13.93 13.94 14.18 13.87 14.10 3,398,100 16:17:18

BBI eleva recomendação de São Martinho e Jalles Machado prevendo alta probabilidade de fenônemo ‘El Niño’

25/08/2023 1:14pm

ADVFN News





Nos últimos pregões, as ações das empresas do setor sucroalcooleiro na B3 têm experimentado ganhos, impulsionados pelas notícias de que a Índia planeja implementar uma proibição de exportação de açúcar. Isso ocorre em meio à redução da produção devido ao fenômeno El Niño.

Nesse contexto, que poderia favorecer os preços da commodity e as ações de concorrentes de outros países, o Bradesco BBI revisou suas projeções para os ativos desse setor na B3.

Os analistas Leandro Fontanesi e Pedro Fontana elevaram a recomendação para as ações da São Martinho (BOV:SMTO3) e da Jalles Machado (BOV:JALL3) de “neutra” para “outperform” (desempenho acima da média do mercado, equivalente a compra), conforme destacado no relatório intitulado “Super El Niño = Super retornos”.

“Elevamos nossas perspectivas para São Martinho e Jalles Machado, refletindo nossa visão otimista em relação aos preços do açúcar, impulsionados pela alta probabilidade de um forte evento ‘El Niño’ ocorrer durante o 4T23-1T24, historicamente resultando em redução da produção global de açúcar”, afirmam os analistas.

Além disso, as preocupações quanto aos estoques elevados de etanol parecem estar já precificadas após a recente queda nos preços das ações do setor. As novas projeções do banco incorporam um aumento médio de 59% no preço do açúcar para 2023/2024, o que se encontra 46% acima das curvas futuras. A estimativa é que os preços comecem a se recuperar a partir de setembro de 2023, como observado em anos anteriores de ocorrência do El Niño.

Os analistas do BBI veem a SMTO3 sendo negociada a um múltiplo de 4 vezes o EV/Ebitda para 2023 e 2024, representando um desconto de 15% em relação à média histórica. JALL3 também é avaliada com múltiplos de 4 vezes o EV/Ebitda, em comparação com a média da América Latina de 4,7 vezes.

O novo preço-alvo estabelecido pelo banco para a São Martinho é de R$ 44 até 2024, o que indica um potencial de valorização de 25% em relação ao fechamento de quinta-feira. Quanto à Jalles Machado, o preço-alvo é de R$ 12, refletindo um aumento de 54%. Ao longo da semana até quinta-feira, JALL3 já apresentou um aumento de 11,27%, enquanto SMTO3 subiu 9,31%.

Em um relatório anterior, a Levante Corp também expressou uma visão positiva, destacando que no cenário nacional, há uma safra robusta prevista para o período 2023/2024 para a cultura da cana de açúcar. Eles consideram que, como o Brasil é o segundo maior produtor mundial dessa commodity, a perspectiva de produção interessante e a queda na produção indiana tornam os preços atrativos para o açúcar.

A casa de análise ressalta que, embora veja um grande potencial na São Martinho, também reconhece a forte perspectiva da Raízen (BOV:RAIZ4). A Raízen possui um total de 35 usinas e capacidade para processar 105 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano. Sendo liderada pela Cosan (BOV:CSAN3) e Shell, a empresa é uma das principais produtoras mundiais de açúcar e etanol.

Além disso, a Raízen está focada em um projeto de expansão significativo, o chamado E2G (Etanol de segunda geração), um combustível derivado do bagaço da cana que não requer aumento da área cultivada. A empresa é pioneira nessa tecnologia, já possui uma planta operacional desse segmento e está construindo outras cinco, com planos para expandir para vinte até 2031.

A Levante acredita que, após um primeiro semestre desafiador, o segundo semestre deve ser mais promissor para o setor. “De maneira geral, continuamos otimistas em relação aos investimentos em empresas ligadas ao açúcar e etanol”, afirmam os analistas.

1 Year COSAN ON Chart

1 Year COSAN ON Chart

1 Month COSAN ON Chart

1 Month COSAN ON Chart

Your Recent History

Delayed Upgrade Clock