ADVFN Logo ADVFN

We could not find any results for:
Make sure your spelling is correct or try broadening your search.

Trending Now

Toplists

It looks like you aren't logged in.
Click the button below to log in and view your recent history.

Hot Features

Registration Strip Icon for discussion Register to chat with like-minded investors on our interactive forums.

GGBR3 Gerdau Sa

15.21
0.11 (0.73%)
18 Jun 2024 - Closed
Delayed by 15 minutes
Share Name Share Symbol Market Type
Gerdau Sa BOV:GGBR3 Bovespa Common Stock
  Price Change % Change Share Price Bid Price Offer Price High Price Low Price Open Price Shares Traded Last Trade
  0.11 0.73% 15.21 15.10 15.45 15.40 15.10 15.10 25,500 23:45:00

Gerdau: P-32 chega ao Estaleiro Rio Grande, onde será desmantelada ao longo dos próximos 12 meses

15/12/2023 2:16pm

ADVFN News





A Gerdau informou que a plataforma P-32 chegou ontem (14) ao Estaleiro Rio Grande, onde será desmantelada ao longo dos próximos 12 meses. A embarcação, que fazia parte do sistema de produção da Petrobras (BOV:PETR3) (BOV:PETR4) e foi arrematada em leilão pela produtora de aço Gerdau em julho, é a maior unidade marítima a passar por esse processo no país, em um novo modelo de destinação sustentável da petrolífera.

A Gerdau (BOV:GGBR3) (BOV:GGBR4) contratou a Ecovix para o desmantelamento. Na parceria estabelecida, a desmontagem das estruturas ocorrerá no estaleiro. Na sequência, a Gerdau utilizará a sucata metálica gerada como matéria-prima para produção de aço em sua unidade de Charqueadas (RS). Outros materiais serão enviados para descarte seguro e correto, com praticamente 100% da unidade sendo reciclada.

“Essa iniciativa é pioneira na indústria brasileira do aço e contribuirá para que a empresa siga sendo uma referência na produção de aço com baixa pegada de carbono. Uma das fontes de geração de sucata metálica é o desmantelamento de plataformas como a P-32 e de navios, o que permite com que um volume importante destes materiais seja retirado dos mares brasileiros e transformados em novos produtos de aço, uma vez que o aço é um item infinitamente e 100% reciclável”, explico Carlos Meira, diretor de matéria-prima e florestas da Gerdau.

A operação para a chegada da P-32 ao Estaleiro Rio Grande foi bastante complexa, envolvendo mais de 50 profissionais, entre pessoas a bordo da embarcação, dos navios de praticagem e equipes em solo. Foram necessários mais de dois meses de preparação para realizar a movimentação, que contou com a participação da Portos RS, da Marinha do Brasil e da Praticagem da Barra.

A P-32 ocupará boa parte do dique seco do local, que é o maior da América Latina. Durante os próximos 30 dias, a unidade começará a ser preparada para o início efetivo do corte das estruturas, que acontecerá com o dique vazio.

A P-32 é a primeira unidade da Petrobras a seguir o novo modelo de reciclagem sustentável de plataformas da Petrobras, que acompanha todas as etapas do trabalho, desde o recebimento até a destinação final dos resíduos.

A P-32 chega a Rio Grande no momento em que foi anunciado mais um avanço na estratégia da reciclagem da Gerdau: a empresa venceu, no fim de novembro, o leilão da plataforma P-33, que também será desmantelada no Estaleiro Rio Grande.

A embarcação, que era utilizada no Campo de Marlim, na Bacia de Campos, tem aproximadamente 337m de comprimento, 54,5m de largura e cerca de 45 mil toneladas. A Gerdau utilizará a sucata metálica gerada como matéria-prima para a produção de aço na unidade industrial de Charqueadas (RS), enquanto outros materiais, não metálicos, serão descartados corretamente, alcançando praticamente 100% de reciclagem da unidade.

A P-33 deve chegar ao estaleiro em meados de 2024 e, assim como na P-32, o desmantelamento levará cerca de um ano, com a geração de 200 empregos.

Informações Agência CMA

1 Year GERDAU ON Chart

1 Year GERDAU ON Chart

1 Month GERDAU ON Chart

1 Month GERDAU ON Chart