ADVFN Logo ADVFN

We could not find any results for:
Make sure your spelling is correct or try broadening your search.

Trending Now

Toplists

It looks like you aren't logged in.
Click the button below to log in and view your recent history.

Hot Features

Registration Strip Icon for alerts Register for real-time alerts, custom portfolio, and market movers

BRKM5 Braskem Sa

19.22
-0.09 (-0.47%)
25 May 2024 - Closed
Delayed by 15 minutes
Name Symbol Market Type
Braskem Sa BOV:BRKM5 Bovespa Preference Share
  Price Change % Change Price Bid Price Offer Price High Price Low Price Open Price Traded Last Trade
  -0.09 -0.47% 19.22 19.65 19.10 19.30 1,281,000 01:22:16

Vice-presidente da Braskem afirma que companhia é responsável pelo desastre ambiental e social causado em Maceió

10/04/2024 6:26pm

ADVFN News





O vice-presidente da Braskem, Marcelo Arantes de Carvalho, afirmou pela 1ª vez nesta 4ª feira (10.abr.2024) em CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Senado que a companhia é “responsável” pelo desastre ambiental e social causado em Maceió (AL), que levou ao afundamento do solo em diferentes bairros.

“A Braskem tem, sim, a contribuição e é responsável pelo evento em Maceió. Isso já ficou claro. Não é à toa que todos os esforços da companhia têm sido colocados para reparar, mitigar e compensar todo o dano causado à subsidência na região”, declarou Arantes em seu depoimento na comissão.

A empresa negou ter responsabilidade desde que os primeiros relatórios a indicaram como causadora do afundamento do solo na capital alagoana. Nesta 4ª, o vice-presidente da companhia disse que a petroquímica “tem culpa nesse processo” e que assume “a responsabilidade por isso”.

Arantes teve seu pedido de convocação aprovado logo no início dos trabalhos da comissão. Ele é vice-presidente Global de Pessoas, Comunicação, Marketing e Relações com a Imprensa da Braskem, e foi destacado para atuar na comunicação da empresa em Maceió junto à comunidade local.

Antes de comparecer ao depoimento, o vice-presidente da Braskem teve um pedido de habeas corpus concedido pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli que deu a possibilidade de o dirigente da petroquímica ficar em silêncio em perguntas que pudessem incriminá-lo na CPI.

Em alguns momentos, o silêncio de Arantes irritou o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM).

“Eram só essas sete pessoas trabalhando na mina? Porque o senhor não é diretor global de pessoas e tal? Deve saber. O mínimo que o senhor tem que saber é quantas pessoas tinham trabalhando na mina. Se tecnicamente o senhor não pode nos responder absolutamente nada, então nós estamos perdendo muito tempo aqui, Rogério, porque são questões técnicas que a gente precisa saber”, declarou Aziz.

O vice-presidente da empresa respondeu que entrou no processo de Maceió só no “processo de comunicação”. “Eu não tenho conhecimento técnico da parte operacional da companhia”, afirmou.

A CPI da Braskem (BOV:BRKM5) foi instalada em dezembro do ano passado para investigar os danos ambientais causados em Maceió (AL) pela empresa petroquímica. Segundo o plano de trabalho apresentado, a investigação é realizada em 3 etapas:

  • 1ª etapa: análise do histórico da atividade minério-industrial envolvendo a pesquisa e lavra de sal-gema na região sob investigação;
  • 2ª etapa: investigação das causas, dimensionamento dos passivos, responsabilização da empresa e reparação justa aos atingidos; e
  • 3ª etapa: análise das lacunas e falhas na atuação dos órgãos de fiscalização e controle e proposição de melhorias no arcabouço legal e regulatório.
Informações Poder360

1 Year BRASKEM PNA Chart

1 Year BRASKEM PNA Chart

1 Month BRASKEM PNA Chart

1 Month BRASKEM PNA Chart

Your Recent History

Delayed Upgrade Clock